Notícias
CNI e especialistas voltam a defender reforma tributária ampla e geral e criticam “nova CPMF”
  • CNI e especialistas voltam a defender reforma tributária ampla e geral e criticam “nova CPMF”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) voltou a defender, nessa quarta-feira (30), uma reforma tributária com imposto único e sem aumento de carga tributária. O debate virtual, mediado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), reuniu parlamentares e especialistas no assunto, que criticaram duramente a proposta do Executivo em criar um imposto sobre transações digitais, semelhante à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). 

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, é inaceitável a ideia de mais um imposto. Recentemente, Andrade já havia defendido uma reforma mais ampla e geral, contemplando todos os impostos sobre o consumo e uma alíquota única. “Não aceitamos a criação de um imposto que venha com o nome de CPMF, ela não serve. É o pior imposto que existe, é perverso, cobra mais das camadas mais baixas da população, impacta nas grandes cadeias produtivas e não vai resolver”, dispara.

Para ele, o Brasil precisa se tornar um ambiente de negócios mais atrativo a partir de uma reforma, já que, hoje, enfrenta vários problemas estruturais. “Precisamos urgentemente fazer uma mudança tributária. Isso é fundamental para que o Brasil possa crescer, desenvolver e se inserir num mercado competitivo global. Se não fizermos uma mudança rápida no setor, que é o principal problema da falta de competitividade de todos os setores da economia brasileira, estaremos fadados a continuar sem crescimento, sem desenvolvimento, sem emprego, sem renda”, alega o presidente da CNI. 

A economista Ana Carla Abrão confirma a projeção. “É uma reforma complexa, que exige amadurecimento, escolhas e transparência. Não é criando um tributo, que onera crédito e os mais pobres, que vamos resolver a questão da simplificação tributária e muito menos a questão de uma melhor alocação de recursos e gastos públicos”, pontua.  

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, acredita que é imprescindível que a reforma seja aprovada ainda neste ano. “É mais do que inafastável que tenhamos um novo modelo tributário. O nosso é caótico e complexo, faz com que o ambiente de negócios seja o pior possível. E isso atinge em cheio a competitividade, um entrave para a economia. E o Brasil precisa voltar a crescer”, avalia. 

Apesar de favorável à reforma, o vice-presidente da Comissão Diretora do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), acredita que a aprovação não vem neste ano. “O Brasil tem que fazer uma reforma tributária profunda já e agora. É uma janela de oportunidades. Mas é preciso uma liderança sólida, firme, com credibilidade e vontade política de fazer uma reforma verdadeira. Confesso que não acredito que ela será aprovada neste ano, conheço bem a administração pública”, justifica o senador. 

“O nosso país é riquíssimo, mas não temos instituições consolidadas. Quando falo de instituições, falo do Estado brasileiro e das prioridades da sociedade. A reforma tributária não é uma prioridade”, lamenta Anastasia. 

Reforma tributária tem debate adiado e segue sem previsão de aprovação pelo Congresso

Projeto de lei prevê incentivos fiscais a pesquisas e estudos relacionados à Covid-19

Reformas e impostos 

Durante o debate, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), classificou como necessário realizar cinco reformas no Brasil. Duas já estão em vigência – a trabalhista e a previdenciária –, mas a lista dele inclui ainda a administrativa, a política e a tributária. 

“Das cinco, a tributária é a mais relevante e mais importante para melhorar ambiente de negócios no Brasil, elevar o nível do País nos relatórios de competividade do Banco Mundial e OCDE e, assim, atrair investimentos nacionais e internacionais para gerar emprego e renda”, aposta.  

Na avaliação de Pereira, a proposta de reforma apresentada pelo Governo Federal, que apresenta a “nova CPMF”, é uma “mistura” de ações e impostos que podem atrasar a discussão e tornar o sistema tributário ainda mais confuso. 

“O cenário, com essa reforma que o governo apresentou, fazendo uma mistura com o Renda Brasil, Fundeb, uso de precatórios e do imposto que o Ministério da Economia insiste em chamar de imposto digital – mas sabemos que é a mesma essência da CPMF – deixou o calendário um pouco tumultuado e confuso”, observa. 

Alexis Fonteyne (Novo-SP) corrobora com o vice-presidente da Câmara e afirma que o Congresso está “mais próximo de uma discussão de qualidade.” Na opinião do deputado, as propostas do Senado e da Câmara são boas, mas é preciso avançar.  

“As propostas têm foco naquilo que deve ter mesmo, que é nos impostos sobre o consumo. E quando falamos sobre consumo, estamos falando diretamente na produção, na indústria brasileira, que tem os piores sistemas tributários. Isso faz com que a indústria acumule tributos na cadeia produtiva. Tudo isso acumulando no serviço torna o produto caro para o consumidor brasileiro e pouco competitivo para exportar”, aponta Fonteyne.  

Sobre a CPMF, ele comenta. “O que me entristece muito é que o debate estava bom, a proposta estava boa, mas de repente aparece uma CPMF para atrapalhar tudo. Podemos fazer a desoneração da folha de pagamento (como sugere o Ministério da Economia) dentro do sistema tributário sem precisar criar um tributo que é um contrassenso.” 

O economista e ex-deputado Luiz Carlos Hauly, autor de uma das propostas da reforma tributária, também participou do debate. Defensor há décadas de mudanças no sistema tributário, Hauly é taxativo. “O Brasil não tem mais tempo. O tempo está esgotado, o Brasil faliu. Nossa economia quebrou. Só não quebra de todo porque tem os monopólios, oligopólios e cartéis e empresas com mercado cativo e incentivos fiscais e creditícios”, critica. 

Para ele, “não fazer a reforma significa não crescimento.” Hauly ainda desabafa sobre a criação de uma nova CPMF, chamando de “mãe de todos os erros”, e diz: “Se o Congresso não votar a reforma, está condenado a zero de crescimento.”

Respondendo aos colegas, o deputado Marcos Pereira garante: “A proposta está madura do meu ponto de vista. Tenho absoluta convicção de que aprovaremos essa reforma ainda neste ano”, finaliza. 



Fonte: Brasil 61

01/10/2020/ 10:51:59
Outras Notícias
  • Governador diz que vai mandar fechar quase tudo nos finais de semana
Governador diz que vai mandar fechar quase tudo nos finais de semana
02/03/2021/ 15:16:11

Em entrevista a uma emissora de rádio na tarde desta terça-feira (2), o governador Marcos Rocha anunciou que irá assinar um novo decreto ainda hoje, mandando fechar o comércio nos finais de semana, a partir da próxima sexta-feira (5) como forma de tentar conter o avanço da Covid-19 em todo o Estado. As aulas presenc...

  • Governo informa que prepara projeto de Lei que cria Fundo Estadual para compra de vacinas contra a Covid-19
Governo informa que prepara projeto de Lei que cria Fundo Estadual para compra de vacinas contra a Covid-19
02/03/2021/ 15:12:15

O Governo do Estado informou que enviará ainda esta semana para a Assembleia Legislativa de Rondônia um Projeto de Lei que visa a criação do Fundo Estadual (FUN-COVAC) para financiar o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A proposta do Executivo Estadual é captar recursos que serão inv...

  • Nova cepa aumenta carga viral em 10 vezes, diz Fiocruz
Nova cepa aumenta carga viral em 10 vezes, diz Fiocruz
28/02/2021/ 11:45:08

Segundo um estudo feito pela Fiocruz, os adultos infectados pela variante brasileira P.1. do coronavírus têm uma carga viral dez vezes maior do que adultos infectados por outras ‘versões’ do vírus. As informações são do G1.Com uma carga viral mais alta, a variante se torna mais propensa a se espalhar mais rápido. A ...

  • Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados
Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados
28/02/2021/ 11:41:14

Em apenas 17 minutos após o lançamento, ocorrido à 1h54 (horário de Brasília), o satélite Amazonia 1 alcançou o destino a 752 quilômetros de altitude da superfície da Terra. O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia, e marcou do...

  • Decreto mantém 'toque de recolher' e libera abertura gradual do comércio em Rondônia
Decreto mantém 'toque de recolher' e libera abertura gradual do comércio em Rondônia
31/01/2021/ 13:26:42

O decreto mantém a proibição de circulação de pessoas em vias e espaços públicos das 21h às 6hNo novo decreto, o governo também definiu que os municípios enquadrados na Fase 1 do Plano Todos Por Rondônia, as atividades comerciais vão funcionar com 30% da capacidade de pessoas permitidas no local. O percentual p...

  • Covid-19: vacinação contra a doença começa nessa segunda (18)
Covid-19: vacinação contra a doença começa nessa segunda (18)
18/01/2021/ 18:56:38

A vacinação nos estados contra a Covid-19 deve começar ainda nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que afirmou que a distribuição das doses do imunizante deve ocorrer até as 14h, horário de Brasília, com a ajuda dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB...

  • Rondônia completa 39 anos de instalação; relembre fatos históricos
Rondônia completa 39 anos de instalação; relembre fatos históricos
04/01/2021/ 14:58:00

O fluxo migratório quase incontrolável rumo à Amazônia Brasileira acelerou a instalação do Estado de Rondônia. Quatro décadas depois da chamada Marcha para o Oeste, a ocupação da nova fronteira agrícola brasileira vacinou contra a febre amarela todos aqueles que desembarcavam no Centro de Triagem de Migrantes em Vil...

  • Senador comemora uso do Fundo de Telecomunicações para universalizar banda larga nas escolas públicas
Senador comemora uso do Fundo de Telecomunicações para universalizar banda larga nas escolas públicas
14/12/2020/ 11:44:45

Apenas 1,2% dos R$ 19,4 bilhões arrecadados entre 2001 e 2015 pelo Fust, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, foram usados, de fato, para melhoria do setor em todo o País. É o que aponta um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), de 2017.  Criado em 2000, o Fundo tinha o obj...

  • Câmara aprova MP que modifica programa Minha Casa Minha Vida
Câmara aprova MP que modifica programa Minha Casa Minha Vida
04/12/2020/ 11:15:50

Foi aprovada nessa semana (3), na Câmara do Deputados, a Medida Provisória 996, que cria o programa habitacional Casa Verde e Amarela. O novo programa reformula o Minha Casa Minha Vida, com foco na regularização fundiária e na redução da taxa de juros. A proposta, segundo o Governo Federal, é aumentar o acesso dos c...

  • Isau Fonseca, do MDB, é eleito prefeito de Ji-Paraná
Isau Fonseca, do MDB, é eleito prefeito de Ji-Paraná
16/11/2020/ 11:26:04

Ele teve 27,57% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Jhony Paixão, que ficou em segundo lugar, com 19,85%.Isau Fonseca, do MDB, foi eleito neste domingo (15), prefeito de Ji-Paraná (RO), para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Fonseca teve 27,57% dos votos. Foram 15.699 votos no total.O candida...

  • Conheça os 17 vereadores eleitos pelo povo de Ji-Paraná em 2020
Conheça os 17 vereadores eleitos pelo povo de Ji-Paraná em 2020
16/11/2020/ 11:12:09

1 – Nim Barroso DEM ELEITO3,11%1.8202 – Doutora Rosana Veterinária DEM ELEITO2,87%1.6813 – Dr. Edinho Fidelis REPUBLICANOS ELEITO2,11%1.2354 – Ademilson Procopio PTB ELEITO1,69%9915 – Janethe de Almeida DEM ELEITO1,69%9896 – Lorenil Gomes PSDB ELEITO1,56%9127 – Marcelo Lemos PSD ELEITO1,54%9048 – Edisio Barroso SOLI...

  • Sem voto em trânsito, eleitor deve justificar ausência
Sem voto em trânsito, eleitor deve justificar ausência
15/11/2020/ 10:51:30

Nas disputas para prefeito e vereador, em que estão em jogo os interesses de quem de fato mora em cada cidade, as normas eleitorais não preveem nenhum tipo de dispensa da presença física do eleitor na localidade em que declara residir. Ou seja, nas eleições municipais não há voto em trânsito.O voto em trânsito costu...

  • Dez milhões de pessoas podem quitar dívidas por apenas R$ 50 em Feirão da Serasa
Dez milhões de pessoas podem quitar dívidas por apenas R$ 50 em Feirão da Serasa
10/11/2020/ 11:48:39

Cerca de 10 milhões de consumidores terão a oportunidade de quitar dívidas por apenas R$ 50. A ação faz parte do 26º Feirão Limpa Nome, realizado pela Serasa, que permite renegociar dívidas atrasadas com até 99% de desconto. O feirão, que começou semana passada, vai até o dia 30 deste mês.Participam da iniciativa ma...

  • Polícia Federal utilizará drones durante Operação Eleições Limpas 2020
Polícia Federal utilizará drones durante Operação Eleições Limpas 2020
28/10/2020/ 18:20:18

A Operação Eleições Limpas 2020 da Polícia Federal contará com o auxílio de drones em mais de 100 localidades para monitorar eventuais irregularidades durante o primeiro e o segundo turno, nos dias 15 e 29 de novembro. Os aparelhos são altamente sofisticados, com capacidade de zoom de 180 vezes e poder de ...

  • Saúde poderá perder cerca de R$35 bilhões no Orçamento de 2021
Saúde poderá perder cerca de R$35 bilhões no Orçamento de 2021
28/10/2020/ 18:18:24

O Congresso Nacional definiu a criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do Sistema Único de Saúde com o intuito de garantir a ampliação dos investimentos para a área dentro do orçamento previsto para o ano que vem.Em 2021, a regra do orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia não existirá mai...

  • Eleições Municipais terão plano de segurança sanitária
Eleições Municipais terão plano de segurança sanitária
22/10/2020/ 11:21:14

A pouco menos de um mês para a realização do primeiro turno das Eleições Municipais, um dos desafios que se apresentam é garantir a saúde dos 147,9 milhões de brasileiros aptos à votação em meio à pandemia da Covid-19. Com o objetivo de minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus, o TSE (Tribunal Superior E...

  • Governo Federal anuncia nova proposta para substituir o Auxílio Emergencial
Governo Federal anuncia nova proposta para substituir o Auxílio Emergencial
01/10/2020/ 11:03:43

Nesta semana o Governo Federal anunciou uma nova proposta para substituir o Auxílio Emergencial a partir de janeiro de 2021, com a criação do programa Renda Cidadã. De acordo com a proposta, que até o fechamento desta reportagem não foi oficializada como uma Emenda Parlamentar no Congresso Nacional, os recursos que ...

  • Convenção do MDB definirá Isaú Fonseca como candidato a prefeito de Ji-Paraná
Convenção do MDB definirá Isaú Fonseca como candidato a prefeito de Ji-Paraná
08/09/2020/ 09:48:53

A Comissão Executiva Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Ji-Paraná realiza neste, próximo dia 10 de setembro, a convenção municipal partidária com o objetivo de escolher os candidatos a vereadores, prefeito e vice-prefeito.A reunião está programada para iniciar às 19 horas com encerramento previst...

  • Governo federal prorroga auxílio emergencial por mais quatro meses
Governo federal prorroga auxílio emergencial por mais quatro meses
02/09/2020/ 10:43:19

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (1º) que o auxílio emergencial será prorrogado por mais quatro meses. Cada parcela será de R$ 300. O anúncio ocorreu no Palácio da Alvorada após o presidente se reunir com líderes partidários. O governo federal afirma que enviará uma medida provisória que estabe...

  • TSE divulga limites de gastos de campanha para candidatos a cargos de prefeito e vereador
TSE divulga limites de gastos de campanha para candidatos a cargos de prefeito e vereador
02/09/2020/ 10:38:04

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os limites de gastos que os candidatos aos cargos de prefeito e vereador deverão respeitar, durantes as campanhas das eleições municipais de 2020. Os valores estabelecidos podem ser consultados no site do tribunal. Em breve, os limites serão disponibilizados também no sis...