Notícias
OMS atualiza lista de doenças capazes de provocar pandemias
  • OMS atualiza lista de doenças capazes de provocar pandemias

Uma lista longa — com cerca de 30 microorganismos — capazes de causar doenças que se propagam rapidamente pelo mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou a lista de doenças que podem provocar surtos e repetir o que a Covid-19 fez com a humanidade há pouco mais de quatro anos. 

O relatório da OMS elenca os principais patógenos com potencial de desenvolverem epidemias, tais como dengue, pneumonias e síndromes respiratórias. A pesquisa estudou mais de 1600 vírus e bactérias estudados por 200 cientistas de 50 diferentes países com o objetivo de alertar a comunidade médica e científica de todo o mundo. 

O infectologista Jonas Brandt explica que tratam-se de doenças que têm um potencial de transmissão importante e que são facilitadas pela forma de vida que levamos hoje. 

“Hoje em dia o mundo é globalizado. Por isso, são listadas doenças que muitas pessoas nem conhecem, uma vez que são doenças endêmicas em algumas regiões do mundo, Mas que, pelo fato de vivermos num mundo globalizado, essas doenças podem ‘escapar’ daquela região e ganhar uma projeção muito grande”, explica o especialista. 

Lista atual tem o dobro de patógenos da anterior 

Velhos conhecidos dos brasileiros como dengue, chikungunya, cólera, pneumonia, febre amarela, salmonelose não-tifoide, doença mão-pé-boca, gripes e outras febres hemorrágicas passaram a fazer parte da lista, que agora tem o dobro de doenças da anterior. 

Ainda assim, a OMS destaca que “essa não é uma lista exaustiva nem indica as causas mais prováveis da próxima epidemia.” Segundo a entidade, “A OMS revisa e atualiza essa lista à medida em que há necessidade e à medida em que as metodologias mudam”, destacando que essas são doenças tratadas como prioritárias. 

O principal objetivo da lista é conseguir sensibilizar toda a comunidade internacional de que nós precisamos de investimentos de preparação para essas doenças. O infectologista explica. 

“Garantir que a nossa vigilância esteja organizada para isso, que os nossos laboratórios estejam preparados para isso, que nós tenhamos ferramentas de controle caso essas doenças apareçam. E também que possamos investir em pesquisa para poder nos preparar para essas doenças como vacina, tratamento, estratégias de controle”, alerta Brandt. 

Em nota, o Ministério da Saúde esclarece que intensifica esforços para lidar com os patógenos listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), focando em três frentes principais: preparação robusta, vigilância eficaz e resposta oportuna às emergências em saúde pública (ESP). A pasta colabora ativamente com organizações internacionais.  Essa colaboração inclui o compartilhamento de informações críticas, participação em iniciativas globais de preparação e resposta a pandemias e a adoção de melhores práticas recomendadas internacionalmente.

Monkeypox

O infectologista aponta como exemplo a doença conhecida como Monkeypox — uma doença infecciosa causada por mpox vírus que afeta seres humanos e outros animais. Tem como principais sintomas febre e erupções na pele, mas também calafrios inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.
A doença ganhou destaque no Brasil depois que, em 2022, mais de 33 mil casos foram registrados. Endêmica da África, a monkeypox, acabou ganhando escala global. “Hoje temos ocorrências em vários lugares do mundo que foram introduzidas a partir de um surto que ocorreu na Europa em 2022.” 

Outra doenças listadas como prioritárias pela OMS

Febre Lassa
A febre de Lassa é uma infecção por arenavírus frequentemente fatal e que ocorre principalmente na África Ocidental. Pode envolver sistemas de múltiplos órgãos. O diagnóstico é realizado com testes de sorologia e PCR. O tratamento é feito com ribavirina intravenosa.

Febre hemorrágica argentina
Febres hemorrágicas virais (VHFs) são um grupo de doenças infecciosas com sintomas semelhantes em humanos; os vírus causadores afetam o sistema vascular e podem produzir uma doença multissistêmica grave em alguns pacientes. 

Cólera
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve.

Shigelose
Shigelose é uma doença infecciosa causada por um grupo de bactérias chamadas Shigella. Caracteriza-se por dor abdominal e cólica, diarreia com sangue, pus ou muco; febre, vômitos e tenesmo, em geral, iniciam-se, um ou dois dias após a exposição às bactérias.

Salmonela
É uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. A bactéria é encontrada normalmente em galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser considerados vias de transmissão da Salmonella (Salmonellose). 

Pneumonia
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Síndrome respiratória Aguda Grave
Dentre as doenças que causam essa síndrome, estão as infecções dos pulmões (pneumonias), que podem ser causadas por vários microorganismos, como bactérias, vírus e até fungos. Entre estes microorganismos, está o novo coronavírus.

Zika
Transmitido pela picada de mosquito infectado, o Zika é uma doença febril autolimitada, semelhante às infecções pelo vírus Chikungunya e dengue. Mas quando acontece no período da gestação, pode causar complicações neurológicas, como microcefalia congênita em fetos e recém-nascidos. De acordo com o Ministério da Saúde, todos os sexos e faixas etárias são igualmente suscetíveis ao vírus, porém, mulheres grávidas e pessoas acima de 60 anos apresentam maiores riscos de desenvolver complicações da doença. Os riscos podem aumentar quando a pessoa tem alguma comorbidade.

Covid-19
Trata-se de uma infecção respiratória — que pode se tornar aguda — causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, de elevada transmissibilidade. A infecção acontece por meio da exposição a fluídos respiratórios de três maneiras: inalação de gotículas muito finas ou partículas de aerossol; deposição de gotículas respiratórias e partículas nas membranas mucosas expostas na boca, no nariz ou nos olhos, seja por respingos diretos e sprays; e tocar diretamente membranas mucosas com as mãos sujas por fluídos respiratórios contendo o vírus.



Fonte: Brasil 61

13/08/2024/ 12:22:30
Outras Notícias
  • Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário avançam no município de Ji-Paraná
Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário avançam no município de Ji-Paraná
30/08/2024/ 13:08:00

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário seguem avançando no município de Ji-Paraná, financiadas pelo governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e gerenciadas pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), as obras registram cerca de 50% de execução.O progresso dess...

  • Ministro Waldez Góes discute a urgência de ações para o enfrentamento das mudanças climáticas e eventos extremos
Ministro Waldez Góes discute a urgência de ações para o enfrentamento das mudanças climáticas e eventos extremos
13/08/2024/ 12:16:52

A necessidade urgente de ações para o enfrentamento das mudanças climáticas e eventos extremos foi ressaltada por Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, nesta segunda-feira, 12 de agosto, no 1° Congresso Estadual de Defesa Civil do Amapá, realizado na capital do estado.O evento reuniu rep...

  • Ji-Paraná sedia Feira de Empreendedores “Sabores da Praça” com gastronomia e artesanato
Ji-Paraná sedia Feira de Empreendedores “Sabores da Praça” com gastronomia e artesanato
21/05/2024/ 12:38:10

Entre os dias 20 e 24 de maio, das 18h às 22h, Ji-Paraná vai ser palco da Feira de Empreendedores “Sabores da Praça”, um evento que reúne culinária, artesanato e apresentações artísticas locais. A solenidade de abertura oficial está marcada para terça-feira (21), às 19h,  com a presença de autoridades loca...

  • Pavilhão Empresarial na Rondônia Rural Show abre portas para o mercado internacional
Pavilhão Empresarial na Rondônia Rural Show abre portas para o mercado internacional
17/05/2024/ 12:36:39

A 11ª edição da Rondônia Rural Show está prestes a abrir suas portas, e traz entre as atrações o Pavilhão Empresarial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), que se destaca como um importante espaço para a abertura de novos negócios. Indústrias locais terão a oportunidade de expor seus pro...

  • Espaço Inovação e Pavilhão Empresarial Internacional vão receber embaixadas durante a 11ª Rondônia Rural Show
Espaço Inovação e Pavilhão Empresarial Internacional vão receber embaixadas durante a 11ª Rondônia Rural Show
17/05/2024/ 12:31:50

O Pavilhão Empresarial Internacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está pronto para receber embaixadas e representantes governamentais e empresariais de diversos países durante a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Parque Vandeci Ra...

  • Governo de Rondônia lança Edital do Programa Estadual de Aquisição Alimentar e fortalece agricultura familiar
Governo de Rondônia lança Edital do Programa Estadual de Aquisição Alimentar e fortalece agricultura familiar
19/03/2024/ 12:58:28

O Governo de Rondônia lançou o Edital do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos do Estado (PEAA) no valor de R$ 3 milhões, na modalidade compra com doação simultânea.  Os produtos adquiridos de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais serão distribuídos às pessoas em situação de inseg...

  • Governo de Rondônia abre Processo Seletivo para estágio remunerado
Governo de Rondônia abre Processo Seletivo para estágio remunerado
19/03/2024/ 12:55:54

Os interessados devem estar regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos vinculados ao ensino público ou particular, nas instituições de ensino superior.O Governo de Rondônia anunciou a abertura de um Processo Seletivo, destinado à formação de cadastro reserva para estágio remunerado. Conforme ...

  • Descarbonização: Brasil pode perder R$ 2,2 bi em exportações com exigências da União Europeia
Descarbonização: Brasil pode perder R$ 2,2 bi em exportações com exigências da União Europeia
23/02/2024/ 13:03:08

As restrições e tributações da União Europeia quanto à emissão de carbono podem causar um impacto negativo na economia brasileira. O Brasil pode perder até US$ 444,3 milhões com exportações, o que corresponde a quase R$ 2,2 bilhões. O motivo é o mecanismo de ajuste de carbono na fronteira, o CBAM, que...

  • Governo do Estado divulga calendário de pagamento do IPVA para 2024
Governo do Estado divulga calendário de pagamento do IPVA para 2024
29/12/2023/ 11:53:59

Confira a tabela abaixo para se manter informado sobre as datas específicas de pagamento.A novidade para o ano de 2024, é a implementação de mudanças significativas na legislação referente ao IPVA, por meio da recém promulgada Lei N° 5.706, datada de 20 de dezembro de 2023. Essa atualização tem como objetivo moderni...

  • Governo de Rondônia prepara campanha “Janeiro Roxo” de combate à hanseníase
Governo de Rondônia prepara campanha “Janeiro Roxo” de combate à hanseníase
29/12/2023/ 11:48:28

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima destacou que, “quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais cedo a pessoa poderá ser tratada e assim evitar sequelas”.Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educati...

  • Confira os cuidados com a água durante a seca na Amazônia
Confira os cuidados com a água durante a seca na Amazônia
08/12/2023/ 12:18:22

Cidades do norte do país enfrentaram nas últimas semanas a pior seca em 120 anos. A estiagem e o baixo volume dos rios na região Norte do país pioram a qualidade da água que abastece a população amazônica. Isso afeta diretamente a saúde da população, principalmente das crianças. É o que alerta o Fundo das Nações Uni...

  • No Brasil, 52 milhões de jovens não concluíram o ensino médio
No Brasil, 52 milhões de jovens não concluíram o ensino médio
01/12/2023/ 11:13:36

No Brasil, quase 52 milhões de jovens não concluíram o ensino médio, seja por abandono escolar ou por nunca terem frequentado uma instituição de ensino. O número representa cerca de 18% da faixa etária de 14 a 29 anos.Os dados são do IBGE e foram apresentados em evento da rede Sesi (Serviço Social da Indústria)...

  • Cobrança de impostos para importação de placas solares pode prejudicar setor
Cobrança de impostos para importação de placas solares pode prejudicar setor
01/12/2023/ 11:11:23

O interesse por energia solar como fonte renovável está presente em 75% das indústrias brasileiras. A informação é de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo mostra, ainda, que 53% têm projetos voltados para o uso de fontes renováveis de energia e a solar é a que domina o setor.A pesquisa ...

  • Novembro azul: o mês de conscientização está acabando, mas os cuidados devem continuar
Novembro azul: o mês de conscientização está acabando, mas os cuidados devem continuar
29/11/2023/ 11:04:11

Faltam poucos dias para o fim de novembro, mas a campanha sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata continua. O Novembro Azul é um movimento mundial que tem o objetivo de alertar todos os homens sobre essa doença tão comum no público masculino e que ainda é um tab...

  • Rondônia: R$ 32 milhões estão disponíveis pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Rondônia: R$ 32 milhões estão disponíveis pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
29/11/2023/ 10:33:23

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, conhecida como PNAB, vai repassar recursos para todos os municípios do estado de Rondônia investirem na cultura. Neste ano, serão mais de R$ 32 milhões para fortalecer a cultura rondoniense, sendo 20,2 milhões para o governo do estado e 12,1 milhões para o conjun...

  • Marcos Rogério defende tecnologia para revolucionar a transição energética
Marcos Rogério defende tecnologia para revolucionar a transição energética
10/10/2023/ 11:32:30

O senador Marcos Rogério (PL-RO) fez um pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (9) e compartilhou sua experiência em uma missão oficial à Nova Zelândia, realizada no início deste mês com o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O parlamentar destacou que, durante a viagem, teve a oportunidade de conhecer ...

  • Reforma tributária e transição energética são temas de debates nesta semana no Congresso Nacional
Reforma tributária e transição energética são temas de debates nesta semana no Congresso Nacional
26/09/2023/ 11:15:03

Reforma tributária e transição energética são temas de audiências públicas no Congresso Nacional nesta semana. A agenda das comissões está recheada de debates, confira a seguir alguns deles.Na terça-feira (26) às 9h, a CPMI do 8 de janeiro recebe Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ex-ministro do Gabinete de Segurança I...

  • Novo ensino médio: especialistas defendem que mudanças ocorram só em 2025
Novo ensino médio: especialistas defendem que mudanças ocorram só em 2025
23/08/2023/ 11:18:30

Representantes do Conselho Nacional de Educação e conselhos estaduais solicitaram, em um documento conjunto  levado ao Ministério da Educação, que as anunciadas mudanças no Novo Ensino Médio só ocorram a partir de 2025. Para eles, a  virtual alteração do sistema ...

  • Índice Geral de Preços caiu 0,40% em julho
Índice Geral de Preços caiu 0,40% em julho
08/08/2023/ 12:46:44

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,40% em julho. No mês anterior, a queda havia sido de 1,45%. Com este resultado, o índice acumula resultados negativos de 5,35% no ano e de 7,47% em 12 meses. Em julho de 2022, o índice havia caído 0,38% e acumulava elevação de 9,13% em 12 meses....

  • Censo 2022: Rondônia tem crescimento populacional de mais de 18 mil em relação ao último censo
Censo 2022: Rondônia tem crescimento populacional de mais de 18 mil em relação ao último censo
01/08/2023/ 12:23:34

A população de Rondônia em 2022 foi de 1.581.016 . Entre os anos de 2010 e 2022, houve um crescimento populacional de 18.607 pessoas. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, no Brasil, a população chegou a 203.062.512, um aum...