ESPORTE
Delegação de RO nas Paralimpíadas Escolares tem 56 atletas
  • Delegação de RO nas Paralimpíadas Escolares tem 56 atletas
Estado está competindo com alunos paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação.

Dedicação e preparação com a motivação pelo esporte movimenta cada paratleta de Rondônia que está vivendo o sonho de participar da edição 2019 da Paralimpíadas Escolares que estão acontecendo durante toda a semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP).

A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (19) às 19h30, no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi. A partir de hoje (20), as disputas estão sendo realizadas no CT Paralímpico, em São Paulo. O Governo de Rondônia garantiu todo o transporte dos alunos paratletas e treinadores, desde o deslocamento da cidade de origem. A delegação de Rondônia está hospedada no Hotel Holiday INN, juntamente com delegações de outros estados.

A finalidade das Paralímpiadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

A delegação de Rondônia desembarcou na cidade sede das Paralimpíadas na manhã da última segunda-feira (18), trazendo 56 componentes entre técnicos e alunos paratletas das escolas das redes estadual, municipal e particular, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O Estado está competindo com alunos paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação. Eles são acompanhados durante o ano por professores das modalidades esportivas, preparados por meio de etapas classificatórias (competições municipal, estadual e regional), para competirem em nível nacional nas Paralimpíadas.

As Paralimpíadas Escolares também representam vitrine para revelar valores como aconteceu com o rondoniense Mateus Evangelista, um dos principais paratletas do Brasil em competições internacionais. Ele tornou-se um referencial para os jovens paratletas de Rondônia que hoje buscam mostrar seus potenciais. Mateus Evangelista alçou voos maiores a partir da Paralimpíadas Escolares logo no início de sua trajetória.

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do para desporto brasileiro já passaram pelas Escolares e também são ícones para os jovens paratletas.

O chefe da delegação rondoniense, Ítalo Rodrigo, enalteceu a participação de cada aluno paratleta e chamou a atenção para a importância do apoio e incentivo que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação, tem dado. 

“O esporte paralímpico é um movimento que está crescendo a cada ano. O Governo de Rondônia está trabalhando para que o Estado mantenha os melhores resultados, ou seja, para que ocorra uma evolução. No ano passado, por exemplo, Rondônia ficou em quinto lugar na classificação geral. O bom, é saber que estamos sendo referência para outros Estados pelo trabalho e organização que apresentamos todos os anos nas Paralimpíadas Escolares”, disse Ítalo.

20/11/2019/ 13:25:41
Outras Notícias
  • Vai começar a Taça Ji-Paraná de Voleibol In Door com mais de 200 atletas
Vai começar a Taça Ji-Paraná de Voleibol In Door com mais de 200 atletas
29/11/2019/ 11:15:41

As comemorações ao aniversário de Ji-Paraná continuam neste final de semana com o início da Taça Ji-Paraná de Voleibol In Door, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Semetur). A competição irá reunir mais de 200 atletas do município nas categorias infantil, juvenil e adulto.Serão três dias de di...

  • Proposta exorbitante do Catar pode tornar Zidane o técnico mais bem pago do mundo
Proposta exorbitante do Catar pode tornar Zidane o técnico mais bem pago do mundo
02/06/2018/ 22:16:36

Após deixar o Real Madrid, Zinedine Zidane pode se tornar - de longe - o técnico mais bem pago do mundo. O francês teria em mãos uma proposta exorbitante para ser o comandante da seleção do Catar até 2022, ano em que o país sediará a Copa. A oferta seria de 50 milhões de euros por ano (o equivalente a R$ 218 milhões...

  • Primeiro ouro saiu, mas natação feminina tem caminho longo até a elite
Primeiro ouro saiu, mas natação feminina tem caminho longo até a elite
19/07/2015/ 20:42:46

A natação feminina brasileira encerrou o Pan com um resultado histórico: a primeira medalha de ouro em 17 edições dos Jogos. A responsável pelo feito foi Etiene Medeiros, de 24 anos, nos 100m costas. Além disso, foram outras sete medalhas conquistadas (duas pratas e cinco bronzes). O total de oito supera por um o...

  • Com dois de Vidal e um de Gameiro, Sevilla sai na frente da Fiorentina: 3 a 0
Com dois de Vidal e um de Gameiro, Sevilla sai na frente da Fiorentina: 3 a 0
08/05/2015/ 00:09:17

O Sevilla conseguiu boa vantagem sobre a Fiorentina na Andaluzia. Dois gols de Aleix Vidal, grande destaque do confronto, e um de Kevin Gameiro decretaram 3 a 0 para os espanhóis, que ficam perto da final da Liga Europa. Em Florença, a equipe espanhola poderá perder por até dois gols de diferença que estará nova...

  • Com problemas na próstata, Pelé está internado no Hospital Albert Eistein
Com problemas na próstata, Pelé está internado no Hospital Albert Eistein
07/05/2015/ 23:45:27

Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última terça-feira. Segundo o Globoesporte.com, o ex-jogador sofreu com um quadra do hiperplasia na próstata, passou por uma cirurgia e segue internado sem previsão de alta. A hiperplasia faz com que o paciente retenha muita urina, e a cirur...