Estado está competindo com alunos paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação.

Delegação de RO nas Paralimpíadas Escolares tem 56 atletas

Dedicação e preparação com a motivação pelo esporte movimenta cada paratleta de Rondônia que está vivendo o sonho de participar da edição 2019 da Paralimpíadas Escolares que estão acontecendo durante toda a semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP).

A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (19) às 19h30, no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi. A partir de hoje (20), as disputas estão sendo realizadas no CT Paralímpico, em São Paulo. O Governo de Rondônia garantiu todo o transporte dos alunos paratletas e treinadores, desde o deslocamento da cidade de origem. A delegação de Rondônia está hospedada no Hotel Holiday INN, juntamente com delegações de outros estados.

A finalidade das Paralímpiadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

A delegação de Rondônia desembarcou na cidade sede das Paralimpíadas na manhã da última segunda-feira (18), trazendo 56 componentes entre técnicos e alunos paratletas das escolas das redes estadual, municipal e particular, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O Estado está competindo com alunos paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação. Eles são acompanhados durante o ano por professores das modalidades esportivas, preparados por meio de etapas classificatórias (competições municipal, estadual e regional), para competirem em nível nacional nas Paralimpíadas.

As Paralimpíadas Escolares também representam vitrine para revelar valores como aconteceu com o rondoniense Mateus Evangelista, um dos principais paratletas do Brasil em competições internacionais. Ele tornou-se um referencial para os jovens paratletas de Rondônia que hoje buscam mostrar seus potenciais. Mateus Evangelista alçou voos maiores a partir da Paralimpíadas Escolares logo no início de sua trajetória.

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do para desporto brasileiro já passaram pelas Escolares e também são ícones para os jovens paratletas.

O chefe da delegação rondoniense, Ítalo Rodrigo, enalteceu a participação de cada aluno paratleta e chamou a atenção para a importância do apoio e incentivo que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação, tem dado. 

“O esporte paralímpico é um movimento que está crescendo a cada ano. O Governo de Rondônia está trabalhando para que o Estado mantenha os melhores resultados, ou seja, para que ocorra uma evolução. No ano passado, por exemplo, Rondônia ficou em quinto lugar na classificação geral. O bom, é saber que estamos sendo referência para outros Estados pelo trabalho e organização que apresentamos todos os anos nas Paralimpíadas Escolares”, disse Ítalo.

Outras Notícias

Vai começar a Taça Ji-Paraná de Voleibol In Door com mais de 200 atletas

As comemorações ao aniversário de Ji-Paraná continuam neste final de semana com o início da Taça Ji-Paraná de Voleibo...

Proposta exorbitante do Catar pode tornar Zidane o técnico mais bem pago do mundo

Após deixar o Real Madrid, Zinedine Zidane pode se tornar - de longe - o técnico mais bem pago do mundo. O francês te...

Primeiro ouro saiu, mas natação feminina tem caminho longo até a elite

A natação feminina brasileira encerrou o Pan com um resultado histórico: a primeira medalha de ouro em 17 edições dos...

Com dois de Vidal e um de Gameiro, Sevilla sai na frente da Fiorentina: 3 a 0

O Sevilla conseguiu boa vantagem sobre a Fiorentina na Andaluzia. Dois gols de Aleix Vidal, grande destaque do confro...

Com problemas na próstata, Pelé está internado no Hospital Albert Eistein

Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última terça-feira. Segundo o Globoesporte.c...